quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - EDUCAR HOJE: NORMA E TRANSGRESSÃO


Resultado de imagem para CONTORNOS DA PALAVRA Realiza-se entre os dias 24 de fevereiro e 01 de março, no concelho de Viana do Castelo, a iniciativa cultural Contornos da Palavra. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, integra também o evento o ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES – EDUCAR HOJE: NORMA E TRANSGRESSÃO, organizado em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo.

O Encontro decorre durante o dia 24 de fevereiro e em sessões de duas horas, de segunda a quinta-feira. Encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, através do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo, na modalidade de Curso (15 horas) e releva para progressão na carreira docente.

A participação no Encontro é livre mas sujeita a inscrição prévia. Para efeitos de acreditação, os professores interessados em participar no Encontro deverão formalizar a sua inscrição (http://www.cfcvc.edu.pt/) através do Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo (geral@cfcvc.edu.pt) até ao dia 21 de fevereiro. 

PROGRAMA

FICHA DE INSCRIÇÃO

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Meninos do Planeta da Luz vence Prémio António Sérgio 2017

meninos.jpgMeninos do Planeta da Luz, um livro resultado da implementação do projeto Todos Juntos Podemos Ler no Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, Esposende, venceu o prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017.

Os alunos dos três ciclos do ensino básico do agrupamento, através do projeto Todos Juntos Podemos Ler, puderam vivenciar práticas de inclusão e respeito pela diferença. Desafiados pelos professores, as crianças e jovens escreveram e ilustraram histórias para os seus colegas e amigos com Currículo Específico Individual (CEI). São histórias de fantasia, de mundos de príncipes e de princesas, de amigos, escritas com textos simples, curtos, em letra maiúscula e acompanhadas de Símbolos Pictográficos para a Comunicação (SPC) de modo a poderem ser lidas e compreendidas por todas as crianças com CEI.

O projeto Todos Juntos Podemos Ler, apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos, tem contribuído para que, nas escolas portuguesas, as bibliotecas escolares se transformem em bibliotecas inclusivas, onde todas as crianças, sem exceção, têm oportunidade de ler e de serem mais felizes.